sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sapos se comunicam por vibrações, dizem cientistas

Muitos cientistas estudam como os animais se comunicam entre si usando sinais acústicos e visuais, além da interação física. Mas o efeito das vibrações geralmente é subestimado.

Agora, pesquisadores descobriram que as rãs de olhos vermelhos se comunicam entre si através de vibrações, causadas pela agitação de galhos de plantas.

Quando uma rã macho sente que outro macho pode estar transgredindo seu território, ela começa a se mover de maneira agressiva, contraindo e estendendo seus pequenos membros a cerca de 12 vezes por segundo, o que envia vibrações pela planta até a outra rã. Geralmente, o outro macho envia o mesmo sinal como resposta.

“Eles estão essencialmente fazendo flexões com suas pernas traseiras, mas flexões realmente rápidas”, disse Michael Caldwell, cientista de pós-doutorado no Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical e principal autor do estudo.

O ato é um sinal de agressividade masculina, testemunhado durante a estação de acasalamento das rãs. Os machos podem também enviar sinais acústicos uns aos outros, ou se envolverem em lutas físicas até que a rã mais fraca deixe o local, segundo Caldwell.

Após observar a agitação, ou tremulação, ele testou sua hipótese nas rãs simulando disputas territoriais, com o uso de uma rã robótica e um sacudidor mecânico.

Outros estudos mostraram que insetos enviam sinais através de plantas e árvores, mas esta foi a primeira demonstração de sinalizações com vibração em plantas em vertebrados. Ocorrências de macacos balançando galhos para outros, por exemplo, sempre foram interpretadas como uma forma visual de comunicação, explicou Caldwell.

O estudo é um resultado de sua pesquisa doutoral na Universidade de Boston e foi publicado na edição de 20 de maio da “Current Biology”.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog