sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Albânia

A Albânia (em albanês: Republika e Shqipërisë) é um país europeu situado na península Balcânica, cuja capital é Tirana. Faz fronteira ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com a Macedónia, a leste e a sul com a Grécia e a oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês.

Capital Tirana
41° 20' 00" N 19° 48' 00" E
Cidade mais populosa Tirana
Língua oficial Albanês
Governo República parlamentar
- Presidente Bamir Topi
- Primeiro-ministro Sali Berisha
Independência da Itália e do Império Otomano
- do Império Otomano 28 de Novembro de 1912
- da Itália Na Primeira Guerra Mundial
Área
- Total 28 748 km² (139.º)
- Água (%) 4,7
População
- Estimativa de 2009 4 249 942[2] hab. (134.º)
- Densidade 123 hab./km² (63.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total US$ : 16,9 bilhões (112.º)
- Per capita US$ : 5 405 (100.º)
Indicadores sociais
- IDH (2007) 0,818[3] (70.º) – elevado
- Esper. de vida 76,4 anos (46.º)
- Mort. infantil 19,2/mil nasc. (91.º)
- Alfabetização 99,0% (19.º)
Moeda Lek (ALL)
Fuso horário CET (UTC+1)
Cód. ISO ALB
Cód. Internet .al
Cód. telef. +355

Geografia

Imagem de satélite da Albânia.

A Albânia consiste, principalmente, de terreno montanhoso ou de colinas, com a montanha mais elevada a atingir 2 753 m acima do nível do mar (Monte Korab). A maior parte do país tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes.

Além da capital, Tirana, que tem 520 000 habitantes, as cidades principais são Durrës, Elbasan, Shkodër, Gjirokastër, Vlorë e Korçë.

Demografia

População entre 1961 e 2003 (em milhões de habitantes).

A população é composta de albaneses (95%) e de uma minoria grega de 3%.

Muitos albaneses étnicos vivem também na fronteira com Kosovo. A língua oficial é o albanês, embora alguns também falem grego.

Religião

Mesquita Et'hem Bey Mosque em Tirana.

Embora a maioria dos albaneses possuir filiação religiosa, a maioria são não-praticantes.

65,70%: Ateístas, Agnósticos
10,33%: Cristãos Ortodoxos
9,43% Muçulmanos (Sunitas)
8,09%: Católicos Romanos
1,27%: Bektashis
0,6%: Cristãos Protestantes
0,1%: Evangélicos
0,6%: Outros

O chefe de estado é o presidente, que é eleito pelo Kuvendi Popullor, ou Assembleia do Povo. A maior parte dos 155 membros da Assembleia do Povo é eleita pelos albaneses em eleições realizadas de 5 anos em 5 anos. O presidente é ajudado por um conselho de ministros, que é nomeado pelo presidente.

Símbolos nacionais

A bandeira

A bandeira nacional da Albânia é uma bandeira vermelha com uma águia bicéfala negra. Deriva do brasão, de desenho similar, de Gjergj Kastriot Skanderbeg, um líder albanês do século XV que esteve à frente da revolta contra o Império Otomano que resultou num breve período de independência da Albânia, entre 1443 e 1478.

Seu desenho foi inspirado na águia bizantina, símbolo comum em toda Europa oriental. Com o comunismo, sua interpretação foi alterada para enaltecer a segurança e união do país, com uma cabeça voltada para o norte e outra para o sul.

A bandeira atual foi oficialmente adoptada a 7 de Abril de 1992, mas anteriores estados albaneses, como o Reino da Albânia e o estado comunista do pós-guerra usaram uma bandeira basicamente igual, com o primeiro a incluir o "Capacete de Skanderbeg" sobre a águia e o segundo uma estrela vermelha orlada a amarelo na mesma posição.

Hino

Hymni i Flamurit é o hino nacional da Albânia. A letra foi escrita pelo poeta albanês Aleksander Stavre Drenova, tendo sido publicada originalmente como um poema na Liri e Shqipërisë (Liberdade da Albânia), um jornal albanês de Sófia, na Bulgária. A música do hino foi composta pelo compositor romeno, Ciprian Porumbescu.

Subdivisões

A Albânia está dividida em 12 prefeituras (em albanês: qarke, singular qark), às vezes designadas regiões. As prefeituras estão por sua vez divididas em 36 distritos (em albanês: rrethe, singular rrethi), às vezes traduzidos como subprefeituras. Apesar de terem sido dissolvidos em 2000, os distritos continuam mantendo papel administrativo. Os distritos estão subdivididos em 309 comunas (em albanês: komuna) e 65 municipalidades (em albanês: Bashkia). A municicipalidade de Tirana, onde se localiza a capital, tem um estatuto especial.

Prefeitura Distritos Capital
1 Berat Berat, Kuçovë, Skrapar Berat
2 Dibër Bulqizë, Dibër, Mat Peshkopi
3 Durrës Durrës, Krujë Durrës
4 Elbasan Elbasan, Gramsh, Librazhd, Peqin Elbasan
5 Fier Fier, Lushnjë, Mallakastër Fier
6 Gjirokastër Gjirokastër, Përmet, Tepelenë Gjirokastër
7 Korçë Devoll, Kolonjë, Korçë, Pogradec Korçë
8 Kukës Has, Kukës, Tropojë Kukës
9 Lezhë Kurbin, Lezhë, Mirditë Lezhë
10 Shkodër Malësi e Madhe, Pukë, Shkodër Shkodër
11 Tirana Kavajë, Tirana Tirana
12 Vlorë Delvinë, Sarandë, Vlorë Vlorë


Economia


A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, com metade da população economicamente ativa acoplada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior.

O país tem que tratar de uma taxa de desemprego elevada, de corrupção no governo e do crime organizado. A Albânia é ajudada financeiramente pela Itália e Grécia.

O país não exporta quase nada e importa muito da Grécia e da Itália.

O dinheiro vem de empréstimos e de refugiados que trabalham no exterior.

nfraestrutura

Educação

Antes dos comunistas chegarem ao poder, a taxa de alfabetismo na Albânia era muito baixa, apenas 15%. Escolas eram escassas na época entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda. Quando os comunistas chegaram ao poder em 1944 o regime queria acabar com o analfabetismo. O regulamento era tão estrito que qualquer um entre 12 e 40 anos que não pudesse ler ou escrever era mandato para participar de aulas para aprender. Desde essa época de luta contra o analfabetismo a taxa de alfabetização aumentou bastante. Em 2008 a taxa de alfabetismo na Albânia era de 98,7%, sendo a taxa para os homens de 99,2% e para as mulheres de 98,3%. os mais largos êxodos rurais na década de 1990, a educação se moveu também, com milhares de professores se mudando para as áreas urbanas acompanhando seus estudantes.

Saúde

A Albânia possui um sistema de tratamento de saúde nacionalizado gratuito. A maioria dos hospitais se localizam em Tirana e Durrës. A Faculdade de Medicina da Universidade de Tirana (Universiteti i Tiranës) é a principal instituição na área de saúde mas há também escolas de enfermagem em várias outras cidades.

As doenças relacionadas ao sistema circulatório são a principal causa de morte, sendo a segunda causa as doenças de Neoplasia.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog