segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Gasoduto

Gasoduto é uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro. O gasoduto pode fazer filtração em pontos estratégicos para a melhor obtenção do produto que se quer ter, podendo ser também pressurizado. A Bolívia é um dos grandes produtores de gás natural mundial, transportado para o Brasil através do Gasoduto Brasil-Bolívia.

Basicamente a construção e montagem de um gasoduto compreende as seguintes etapas :

1- Abertura de pista : Onde uma faixa de terra (com largura previamente determinada conforme cada projeto) ao longo por onde se pretende construir o gasoduto é tratada por maquinários , de maneira a deixar o local livre e limpo para poder receber e guardar os tubos a serem utilizados , além de permitir a passagem e movimentação de equipamentos especiais para a sua construção e também dos trabalhadores.

Antes desta etapa , é necessário contactar os proprietários dos terrenos por onde o suposto gasoduto iria passar , para que o mesmo autorize a entrada de máquinas e equipamentos na sua propriedade , que muitas vezes podem ser pessoas particulares como : casas , sítios , fazendas etc ,ou mesmo entidades públicas como rodovias , ferrovias , redes elétricas de alta-tensão ou até mesmo outros dutos etc .

2- Desfile de tubos : Os tubos a serem utilizados são perfilados ao longo da pista

3- Soldagem :os tubos são soldados um a um até formar um certo comprimento que passa a receber o nome de " coluna" A soldagem pode ser feita de maneira tradicional , isto é : manualmente através de eletrodos por soldadores, ou mecanicamente através de máquinas automáticas , e após a soldagem , inspeções são necessárias para detectar possiveis falhas através de vários métodos que podem ser : Gamagrafia(um tipo de Raio-X), ultra-som e testes hidrostáticos , sendo este ultimo é feito como o próprio nome sugere , enchendo a coluna com água sob pressão e depois de algumas horas verificar se há vazamento nas juntas soldadas .

4- Abertura de vala : uma vala é escavada para poder enterrar os tubos já soldados

5- Abaixamento da coluna : içada pelos "Side-Boom´s" , a coluna é abaixada dentro das valas

6- Cobertura : com a coluna já assentada na vala , cobre-se a vala com terra

7- Recomposição da pista ( ou restauração da faixa ): o local é recomposto de maneira a voltar ao mesmo aspecto de antes

Várias estações são construidas ao longo de um gasoduto , elas são necessárias para garantir a segurança e possibilitar a manutenção de um gasoduto ; sempre de forma subterrânea , o unico local onde um gasoduto aflora na superfície terrestre é nas estações , onde unidades mecânicas , elétricas e instrumentais complementam todos os sistemas de monitoramento , e tudo isso fortemente protegido por pára-raios para não causar explosões do material transportado - o gás , que podem ser provocadas pelas descargas atmosféricas .

Outra técnica usada em gasodutos é chamada de Proteção Catódica , ela evita ou diminui a corrosão dos tubos pelos agentes oxidantes com o passar do tempo , já que os tubos são feitos de metal ; de um modo grosseiro , uma pequena carga elétrica controlada é enviada à tubulação para manter esse equilíbrio eletrolítico , prolongando assim a vida útil do gasoduto .

Nenhum comentário:

Arquivo do blog