sábado, 6 de fevereiro de 2010

A LINHA DO TEMPO

Para facilitar o estudo da história, costuma-se dividi-la em uma linha do tempo. A linha do tempo reparte a história em grandes períodos históricos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, abrangendo desde o surgimento do homem na terra até hoje.

Pré-história - Compreende desde o surgimento do homem na terra, há 3 milhões de anos, até a invenção da escrita, há 3500 a.C.
Idade Antiga - Iniciada com o surgimento da escrita, durou até a invasão do império Romano Ocidental pelos bárbaros, em 476 d.C.
Idade Média - Seu início deu-se com o fim do império Romano ocidental e seu término foi caracterizado pela invasão dos turcos a Constantinopla, em 1453.
Idade Moderna - Com a invasão de Constantinopla iniciaram-se as chamadas Grandes Navegações, que deram origem á Idade Moderna, que durou até a época da revolução Francesa, em 1789.
Idade Contemporânea - Iniciada com a revolução Francesa, dura até os dias de hoje.

Apesar de facilitar o estudo da história, essa divisão privilegia apenas a história ocidental cristã, pois trata apenas da história européia. Essa divisão tem significado para os europeus e para os povos que descendem da sua cultura (nós, americanos, por exemplo), mas não tem significado para outros povos, como por exemplo o chinês, pois a história deles é totalmente diferente.

Também devemos observar que a linha do tempo é divida em duas partes: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). o marco zero da história ocidental seria então, o nascimento de Jesus Cristo, pois os fatos ocorridos antes de seu nascimento são contados de modo decrescente - e tudo que ocorre depois é contado como crescente. Na cultura judaica a contagem dos anos já ultrapassou o ano 5000; os hinuds e os japoneses também não utilizam o nascimento de Cristo para sua contagem dos anos, Portanto, deve-se sempre tomar cuidado com o referencial adotado e questionar os conceitos, para ver se realmente condizem com a realidade.

Outra questão que deve ser levado em consideração é que a história nunca foi feita apenas com alguns grandes fatos e personagens. A história é um processo em contínua transformação, do qual todos os seres humenos participam.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog