segunda-feira, 31 de maio de 2010

Que tal um robô com controle remoto para substituí-lo na próxima reunião?

Por US$ 15 mil, executivos podem ter um QB, que até cumprimenta as pessoas.

Pode parecer uma luminária em cima de um aspirador de pó, mas o QB, da Anybots Inc., é o novo robô projetado para ser seus olhos, ouvidos e voz quando você não puder estar em algum lugar pessoalmente. É móvel, equipado com duas rodas, como Rosie (de Os Jetsons), e pode ser controlado via Web e conexão Wi-Fi.

Alguns executivos viajam tanto poderiam usar o QB (assim chamado, pois é o próximo na linha após o protótipo da empresa QAbot.) como uma extensão virtual de si mesmos, permitindo-lhes participar de reuniões e outras atividades, tudo ao mesmo tempo, controlando o robô por um teclado de um computador.

A Anybots planeja começar a vender o robô controlado à distância até o fim do ano. Uma câmera de 5 megapixels serve como um dos olhos, enquanto o outro é um ponteiro laser. Um alto-falante na coroa da cabeça do QB confere-lhe uma “boca” e um monitor touch-screen em sua testa permite a manutenção do software e de entrada.

Além das rodas, acompanham-no um sistema de autoequilíbrio e um motor com uma velocidade máxima de 5 km/h. As duas rodas facilitam a locomoção em espaços apertados. O preço do QB pode chegar a US$ 15 mil e a Anybots acredita que sua tecnologia irá apelar para uma nova geração de executivos conectados em todos os lugares. O QB é projetado para permitir que essa conectividade se mantenha mesmo sem a presença do executivo, diz Bob Christopher, presidente da Anybots, com sede em Mountain View, Califórnia.

Com um pouco mais de prática, a navegação pode ser suave. O QB possui um sistema que avisa quando ele está ficando muito próximo de um objeto e o retarda para evitar (ou pelo menos reduzir) o impacto de uma colisão. O QB também tem uma câmera localizada na parte inferior do seu queixo que aponta para baixo, de modo que você pode ver se você está prestes a bater em algum obstáculo (como o pé de alguém).

O olho do QB mira para as pessoas e as cumprimenta. Como o robô não tem mãos, dispara um feixe de laser na palma da mão da pessoa. Mas ele não deve sair de uma área com conexão Wi-Fi, pois perderá seu sinal. E você não conseguirá utilizar suas câmeras e seu controle, provavelmente perdendo o seu QB.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog